Utilidades

Dicas e conselhos úteis a ter em conta.
Ver também (Condução Segura)

Para quem não sabe, mas tem curiosidade em saber, uma breve biografia de Sólon está transcrita no sítio da InfoEscola - Navegando e Aprendendo

Sobre os nossos conselhos:
O Pendura
Compilação em pequeno manual de dicas que o "pendura" deve seguir.

1 - Zelar para que a mota esteja sempre limpa e isenta de manchas, especialmente os cromados, devem estar sempre a brilhar.
2 - Nunca gritar ao ouvido do piloto, mesmo em situações de perigo.
3 - Patrocinar lanche e bebidas refrescantes nas paragens para descanso.
4 - Segurar o capacete do piloto sempre que este o solicite e, aproveitar para limpar a viseira.
5 - Ajudar o piloto a vestir o equipamento.
6 - Manter o equipamento do piloto sempre em bom estado, inclusive as botas sempre a brilhar.
7 - Nas paragens para pernoita, esvaziar os alforges e carregar toda a bagagem.
8 - Manter lubrificada a corrente de transmissão da mota, assim como verificar os níveis de óleo.
9 - Quando o piloto pretender apoiar a mota no descanso central, o pendura deverá puxá-la para trás para que o piloto não faça esforço.
10 - Nunca fazer comentários de que o assento do pendura é desconfortável ou que provoca dores no rabo.
11 - Nos eventos, nunca comprar lembranças ou objectos que possam tirar o espaço às lembranças compradas pelo piloto.
12 - Em trânsito, nunca incomodar o piloto dizendo que quer fazer as necessidades. Isso é feito antes de montar a mota.
13 - Por cada quilograma de acessórios que o piloto colocar na sua mota, o pendura deverá perder os mesmos quilos no seu peso.
14 - Fazer com brio a função de marcha-atrás de modo a que o piloto se não esforce.
15 - Estar ciente que mais de três penduras reunidos e a cochichar, é considerado motim.

Ver também (Condução Segura)

Agora, falando mais a sério ...
MANUAL DO BOM PENDURA
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do moto turismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca: O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor.


1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha-atrás.
3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer: “Olha que já não vejo nenhuma moto!"
4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipa.
6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.
11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo’, apoiar-se no depósito.
13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta-quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc., etc...
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.
17. O Pendura deve estar tão bem equipado como o condutor (luvas, botas, capacete, etc.);
18. O Pendura deve-se ajeitar na moto quando esta está ainda estacionada, antes de iniciar a marcha; mexer-se, virar-se para trás, acenar ou qualquer outro tipo de movimento constante pode desequilibrar o conjunto, e, no mínimo, atrapalhar a concentração do condutor; um aconchego ao iniciar o trajecto, tudo bem, mas ter bichos carpinteiros durante a viagem toda não dá...
19. É preciso ter consciência de que "moto e condutor" formam um único corpo; ao fazer parte do conjunto, é preciso estar "integrado", ou seja, participar na condução, avisando o condutor de factores importantes que possam ter passados despercebidos;
20. O Pendura deve estar atento ao trajecto, especialmente às ruas, lombas, valetas, esquinas, peões... tudo isso pode mudar de repente e originar uma travagem brusca, desequilibrando a moto.

Compilação retirada da Internet por vários autores.

Ver também (Condução Segura)

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