Condução Segura

Ver também (Dicas e Utilidades)

Um Vídeo
Andar de Moto - 10 conselhos para os recém chegados ao mundo das motos

Dicas para uma condução segura.
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EQUIPAGEM
- Utilizar sempre roupas adequadas
- Roupas de cor clara permitem uma melhor visibilidade aos outros condutores, especialmente à noite.
- Roupas soltas, podem ficar presas nas peças móveis da mota.
- Utilizar sempre botas ou sapatos.
- Quando usar luvas opte pelas de couro macio.
- Usar sempre óculos ou protecção de viseira.
- Usar capacete certificado com etiquetas reflectoras atrás e à frente.

TRAVAGEM
- Use ambos travões (dianteiro e traseiro) em conjunto para uma eficiência máxima na travagem.
- Aplicando qualquer um dos travões repentinamente, pode originar derrapagens.
- Em piso molhado ou em mau estado, use os travões com cautela.

POSTURA
- A postura sentada é um requesito para uma condução estável e segura.
- Sente-se com as costas direitas e perfeitamente relaxado.
- Manter os cotovelos perto do corpo.
- Manterv os dedos apontados para a frente.
- Segurar as manetes perto das extremidades interiores.
- Olhar amiúde para os espelhos retrovisores sem virar a cabeça.

Sinalética entre Motards
Ver também (Dicas e Utilidades)
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REGRAS & RECOMENDAÇÕES
Para Motards “Road Wolf”

Reunimos algumas regras, recomendações e dicas para uma condução mais eficaz e segura. Estas, resultam da experiência pessoal, de dicas de outros motards e também de consultas a páginas relacionadas com o tema.
Esta é uma cartilha que pode ser útil tanto a novatos como a veteranos que por vezes “esquecem” algumas regras. Uma vez por outra podem voltar a este texto para relembrar, assim como para conhecerem novas dicas que tenham sido inseridas. É um esforço que acaba por compensar. Algumas sugestões, só se conseguem assimilar com algum treino, por isso, a simples leitura deste texto por si só, não faz com que as consigamos pôr em prática quando necessárias.

Para os que (ainda) não são motards.

Vá lá, ganhem coragem e montem... Não sabem o que estão a perder!
Os motociclos são muito práticos, a nível de trânsito, estacionamento e são económicos.
Infelizmente, alguns motards, em alguns momentos menos bem pensados, por vezes fazem manobras menos aconselháveis ( S ́s loucos, cavalinhos e outras “loucuras” no meio do trânsito). Nesses casos, se estiverem na estrada, mantenham o andamento normal e deixem-nos passar sem guinadas, nem mexam na direcção (por vezes para desviar de um, podemos ir bater noutro, e assim as manobras tornam-se também mais fáceis) Lembrem-se que em cima duma moto há um elemento bastante frágil e um "azar" pode levar a consequências irremediáveis e estragar uma vida...

Manter sempre as distancias de segurança, principalmente aos motociclos.

Em caso de acidente, não tirar o capacete nem mexer no acidentado sem conhecimentos profissionais de socorrismo. Chamar o 112 (ver secção mais abaixo "Em caso de Acidente")

Para os aprendizes - Futuros Motards.
Força! Isso é como andar de bicicleta, só que muito melhor. Mas, sabem o que é andar com uma colher na boca e com um ovo por cima?! Devagarinho e certo... qualquer espirro pode deitar o ovo ao chão.
Usem um colete reflector nas aulas. Facilmente serão vistos a meio do trânsito e não serão tratados como condutores normais e com experiência. Em manobras mal feitas os outros condutores terão mais cuidados e facilitarão, o que poderá evitar um acidente.
No caso do instrutor estar a andar muito rápido, não o queiram acompanhar. Deixem-se ficar para trás, buzinem ou façam sinal de luzes.
Não se fiem muito nos espelhos nas deslocações laterais... para confirmar é melhor virar a cabeça, para o lado. Um bom truque é tentar encostar o queixo ao ombro ao mesmo tempo que se roda a cabeça e olhar pelo canto do olho (isto em motas mais desportivas);

Condução defensiva sempre! Leiam as secções seguintes.

Para os Motards com pouca prática.
Atenção às paragens e vejam onde põem os pés... nas bombas de gasolina, o piso pode estar escorregadio devido ao derrame de combustíveis. Nas bermas geralmente há areias soltas que nos podem fazer escorregar;

Atenção às grelhas sobre as valetas, geralmente escorrega bastante. Passar bem devagar e a direito. Evitar travar, se tiverem que o fazer utilizem os travões alternadamente, à frente e atrás, em relação ao pneu a tocar na grelha;

Após passar zonas molhadas, não acelerar bruscamente. Nos primeiros metros o pneu encontra-se ainda molhado e mesmo no início da zona de estrada seca pode derrapar ou resvalar;

Atenção às manobras em cima da mota, ter cuidado com o cavalete quando estiver para baixo;
Nas pequenas manobras fora da mota:... Andar do lado inverso ao cavalete e com ele para baixo, se a mota pender, já não cai...

Executar sempre as manobras pela certeza. Em caso de dúvida jogar pelo seguro. Afinal compensa evitar, alguns arranhões na mota ou na pele...
Quando uma certa manobra parece duvidosa, muita atenção!... É aqui que realmente algo pode acontecer! Redobrem o cuidado, pensem e, se não houver alternativas, façam-na com muito cuidado.

Não se deixar pressionar pelo trânsito. Façam as coisas ao vosso tempo, com calma e segurança;

Preparem sempre a velocidade de entrada nas curvas e não deixem para cima delas o ter de reduzir e travar. A redução de velocidade controla-se melhor em recta;

Tenham sempre uma margem de segurança nas manobras, principalmente em zonas perigosas;

Depois de se atingir uma certa velocidade, muda-se mais facilmente a direcção da mota, inclinando-a do que mexendo na direcção, mas atenção que isso poderá provocar desequilíbrio. É possível deitar bastante a mota, embora às vezes não pareça (trata-se de uma barreira psicológica, que deve ser limada aos poucos, com treino).

Haverá sempre alguém mais rápido e alguém mais lento. Andem sempre à velocidade que se sintam bem. Em grupo andem na velocidade dos mais lentos;

Atenção às reduções. Por vezes levam a mota a derrapar da traseira e provocar desequilíbrio. Controlem com a embraiagem e travão da frente;

E não esqueçam de tirar o pé do travão nas travagens... por vezes travamos e parece que o cérebro se esquece de mandar tirar o pé, principalmente quando há algum susto à mistura. 90% da travagem faz-se à frente... (mas cuidado nas curvas e nos pisos escorregadios)

Circulem com dois dedos na embraiagem e no travão, sem fazer pressão (a princípio pode ser incómodo, mas depois faz-se com naturalidade. Assim reage-se mais rápido (teoricamente -0,25seg / o tempo de reacção passa de 1 segundo para 0,75 ́ ́) a qualquer imprevisto e ganha-se algum tempo que pode ser decisivo para evitar algo pior. A 100km/h sempre são 7m que se ganham de travagem;

Nunca travem logo a fundo. Travem de maneira a tirar a folga da manete, depois da suspensão e então podem travar a fundo... Cuidado para não derrapar, mas se isso acontecer libertem a manete apenas o suficiente para deixar de derrapar, e se possível voltem a apertar a manete...

Há certas curvas ou manobras lentas em que às vezes não se consegue acertar com o acelerador... (ora parece muito, ora parece pouco) Isto nota-se nas motas mais potentes.
Para resolver em parte esse problema, pode-se auxiliar com o travão de trás, travando um pouco a roda e acelerando ligeiramente, depois ir soltando ligeiramente o travão.

Desta forma consegue-se uma manobra mais uniforme, sem "solavancos" e com potência de reserva.

Condução defensiva sempre! Leiam as secções seguintes...

Para os Motards.
Já ouviste a frase: "Já caíste? Não! Então não percas a esperança..." - Por isso - "...devagar ou depressa, vai com cuidado..."

Quando tiverem que parar, façam-no aos poucos. Sinalizem sempre a manobra. Assim dão tempo a quem vem atrás para reagir. Abrandem mais junto à berma e não no meio da via, não vá o carro de trás estar distraído;

Atenção ao desviar de buracos pela esquerda. Podem estar a ser ultrapassados nesse momento;

Ultrapassagens de veículos são sempre pela esquerda;

Perante qualquer situação que possa originar perigo, toquem logo no travão... mesmo sem travar. ...assim estão a prevenir o condutor atrás que podem ter que travar mais a fundo;

Cuidado redobrado nos entroncamentos e cruzamentos. Olhem os condutores "nos olhos", para mais facilmente se aperceberem das manobras que eles pretendem e também para saberem se eles nos estão realmente a ver, pois muitas vezes, olham, mas não nos vêem. Reparem também para onde eles têm as rodas da frente viradas, para saberem qual será o trajecto da viatura quando começar a andar.

Compensa sempre investir na segurança: capacete (preferência integral) e vestuário adequado, cursos de condução. O investimento fica pago logo que se consegue evitar o primeiro acidente (aderência dos pneus em curvas e travagens, Abs, maneira de travar, etc...) ou quando se diminui as consequências deste (casaco com boas protecções, capacete, botas, luvas, calças, airbag, etc, ... )

Em caso de desequilíbrio tentem sempre controlar a mota e evitem choques directos de frente, às vezes mais vale cair para o lado (desde que não seja para ficar por baixo...) Há sempre a possibilidade de controlar a situação e ficar só o susto, mesmo que no momento não pareça... Olhem para onde querem ir e não para onde pensam que vão...
Aguentem até ao fim!

Em zonas ventosas, circulem sempre com uma velocidade de caixa inferior à que andariam normalmente. O andamento da mota será mais estável e terão mais resposta no acelerador;

Em zonas Molhadas, circulem com uma velocidade de caixa acima. Terão menos resposta no acelerador, o que impedirá a mota de derrapar perante uma aceleração mais brusca.

"Tirar os espelhos não é tunning, é loucura"; Confiar neles também...

Para ser um bom Motard.
Agradeçam quando vos facilitam as ultrapassagens;
Não façam manobras "arriscadas" junto aos outros veículos;
Sinalizem bem as manobras;
Se não querem ultrapassar, mantenham sempre distância de segurança e não se cheguem para o eixo da via (só confundirão o condutor à frente);
Precaução nas passadeiras (tenham atenção aos veículos na vossa traseira);
Cuidado redobrado nos entroncamentos e cruzamentos;
Ajudem sempre os outros motards com problemas na estrada;

Espelhos retrovisores.

Andar sem  ́Espelhos ́, não é tunning, é loucura... “ É a opinião de alguns, mas até que com alguma razão, se tivermos em conta a azáfama do trânsito de hoje em dia... Eu resolvi experimentar os espelhos, pois também andava sem eles, e até nem é mau...

Mas atenção, confiar 100% nos espelhos tem também a sua quota parte de loucura...
Na pista sem Espelhos, na estrada com eles...

Algumas dicas e considerações sobre os espelhos:

Os espelhos acabam por ser bastante úteis porque sabemos a “toda a hora” o que se está a passar atrás de nós e tiramos menos tempo os olhos da estrada à nossa frente, evitando
assim acidentes e ajudando-nos também nas ultrapassagens (principalmente em transito urbano);

Já não somos apanhados tão desprevenidos, com os veículos atrás de nós e com as ultrapassagens à queima roupa... e sempre ficamos com mais dois mata mosquitos...

Como afiná-los:
(Arranjem um local seguro onde possam fazer isto à vontade e parados...)

Os espelhos devem estar de forma a vermos o trânsito que vem atrás (claro). Metam-se na posição de condução e sem mexer muito a cabeça, alinhem os mesmos de maneira que vejam bem, pelo menos cerca de 100 metros à vossa trás (100 mts de extensão da estrada)

Não devem ficar a ver muito dos vossos braços no reflexo, apenas um pouco destes (para não perderem visibilidade lateral) ... e podem ver até um pouco, do final da mota.

Abram mais os espelhos, ou menos, consoante o ângulo de visão;

Os espelhos têm os chamados “ângulos mortos”, pois há zonas importantes que não vão mostrar, por ex. ao vosso lado. Por isso vão ter que olhar na mesma para o lado, a ver se podem deslocar a mota lateralmente nas ultrapassagens. Olhem para o lado e para o espelho, vejam qual a extensão do ângulo morto (zona que não conseguem ver nos espelhos);

Antes de mais nada, em andamento não se fiem totalmente neles... continuem a olhar para o lado e por cima do ombro, quando precisarem;

Dêem uma volta com a mota e vejam que tal ficou...

Cuidado ao deitar a mota nas curvas e ao passar rente a obstáculos, pois os espelhos podem tocar neles (já não vai dar para rasantes, mas assim ficam também com mais distancia de segurança);

Cuidado também ao estacionar a mota, porque podem encostar ao obstáculo ao lado se existir (carro ou parede). E cuidado ao andarem em volta da mota principalmente às escuras. A mota fica ligeiramente mais larga quando inclinada;

Os veículos reflectidos podem parecer mais perto ou maiores do que realmente estão ou são; Também costumam desaparecer rapidamente...

A nível de estética para quem anda sem os espelhos há muito tempo, vai estranhar um pouco, mas vale a pena. Pela segurança e comodidade. Vão ver que depois até nem fica assim tão mal.

Para Passeios de Motards em grupo. 
Ganhem alguma experiência e confiança com a mota antes de se iniciarem nestes passeios. Dêem umas voltinhas sozinhos ou com algum amigo (1 mês ou dois no mínimo);

Os passeios podem tornar-se perigosos, mesmo aqueles que à partida parecem ser uma inocente volta de sábado à tarde. A partir do momento em que se começa a querer apanhar o outro e não se respeita a experiência de cada um, tudo pode acontecer. Há que definir o andamento pelo mais lento e não tentar que estes apanhem os mais rápidos, senão isto pode resultar em acidentes e estragar o passeio...

Normalmente a velocidade de passeio organizado por moto clubes, é inferior à velocidade do dia-a-dia, visto ser uma condução mais descontraída;

Inscrições: Inscrevam-se com antecedência... Fica mais barato e dá mais tempo à organização de preparar o necessário para refeições, etc... Senão depois há queixas de falta de refeições, espaço, talheres e por aí adiante... Estejam também atentos às últimas alterações sobre o passeio (dia anterior), na página dos respectivos clubes;

Nos desfiles em grupos grandes, pode ser necessário dar conhecimento às autoridades e pelo menos o primeiro e ultimo elemento do grupo, devem circular com colete de sinalização. Deve haver também um responsável pelo grupo e se possível, em passeios grandes, a equipa de apoio/organização estar bem identificada;

Combustível: Convém chegar à zona da partida já com o depósito cheio (e a bexiga vazia) ou então deve ser feita uma paragem geral no início para meter gasolina, porque senão temos que parar cada vez que alguém chega à reserva... Podem voltar a abastecer no final do passeio e assim sempre dá para depois fazer a média do consumo;

Arranquem só depois da Organização;

Quando após paragens for retomado o andamento, certifiquem-se que já estão todos prontos antes de começarem a andar. Por exemplo, ver se todos já têm o capacete posto, porque senão temos que andar a parar para esperar uns pelos outros; A saída faz-se por fases: passar palavra ou sinal da saída, reagrupamento junto as motas, ligar motores, pôr capacete / montar mota... aguardar pelos outros e arrancar gradualmente;

Os primeiros metros de andamento, devem ser mais lentos a fim de permitir o reagrupamento, ou então fazer uma pequena paragem logo após, para ver se estão todos (há sempre alguns que ficaram no café ou na conversa).

Dividir o grupo "teoricamente" em pequenos grupos, assim sabemos logo se fica alguém para trás... Isto faz-se, individualmente, controlando quem vai logo à frente e quem vai logo atrás. Convém saber sempre quem é o último (mota vassoura);

Saibam o percurso e qual é a próxima paragem, ou não vão para a frente porque senão podem fazer desvios errados e originar atrasos;

Em passeios de Moto Clubes, Respeitem a Organização e não ultrapassem os elementos da frente. Sigam à risca qualquer indicação dos elementos da organização;

Mantenham um andamento normal, sempre a uma distância de segurança (frente e lateral) e não muito distante da mota à vossa frente;

Em passeios com pouca gente, abrandar e se necessário PARAR, sempre que a mota atrás se distancia... fazendo sinal de luzes ou buzinando para a frente, eles ao se aperceberem vão fazer o mesmo;

Em passeios "organizados" e com muita gente, não convém Parar... Os elementos da organização atrás, tomarão conta de qualquer avaria/atraso que ocorra. Em caso de paragem forçada de alguma mota, ultrapassem e sigam em frente. A(s) "mota vassoura" da organização tomarão conta do ocorrido.

Tentem sempre acompanhar os elementos da frente, sem andarem no vosso limite.
Atrasos de uns e outros somados, provocam grandes atrasos nos passeios e dificuldade de manter o grupo unido. Se a distancia que vos separa da frente é grande, vão se aproximando gradualmente sem grandes acelerações. Facilitarão a vida a quem vai atrás e não ficarão grandes espaços entre as motas.

Chegarem uns em primeiro e outros bastante depois e mais uns perdidos à mistura e ainda outros que não chegaram a partir, não é passeio nenhum... Quem vai à frente é as motas mais lentas, são as que "marcam" o andamento e não o contrário (embora se deva tentar chegar à frente);

Cruzamentos/entroncamentos/desvios: Nestes convém ficar alguém parado a sinalizar quem vem atrás para mudar de direcção... Quem muda de direcção deve ter também o cuidado de avisar quem vem atrás de si ou de esperar para que esses o vejam a fazer a
manobra... O aviso deve ser feito se possível antes e depois do cruzamento para evitar que os outros sigam direcções erradas. Se não há ninguém sigam em frente;

Manter-se alinhados alternadamente (escada/ZigZag)... Um na esquerda, outro na direita, esquerda, direita, esquerda, assim sucessivamente... assim o grupo mantém-se junto e com distâncias com uma certa segurança... (é proibido por lei circular aos pares - lado a lado, embora nos passeios isto possa levar a algumas dúvidas, visto a caravana ser como um veículo único...) Circulem de maneira que estejam a ser vistos uns pelos outros e cuidado nas ultrapassagens que muitas vezes acontecem pela direita;

Acontecem muitos acidentes em ultrapassagens de motas, porque a que ia à frente desviou para o lado, e a que ultrapassou não tomou também cuidado. Atenção também que é comum haverem ultrapassagens pela esquerda dentro da coluna, embora se devam evitar estas situações...

Rectas grandes - Alem de serem bons sítios para reagrupar, dão para fazer umas "brincadeiras", o último vai passando para a frente e assim sucessivamente. Sempre dá para "distrair" e ver o pessoal... (e as motas) Nas ultrapassagens mantenham a distancia lateral e buzinem se necessário.

Atenção aos gases de escape. Circulando muito perto ficam a cheirar a fumo e já houve quem perdesse os sentidos devido à junção do cansaço com a exposição prolongada ao Dióxido/Monóxido de carbono oriundos dos escapes;

Há sempre alguém com mais experiência e alguém com menos. Convém os menos experientes irem misturados no grupo da frente, para evitar ficarem para trás sem o grupo da frente se aperceber. Quem vai à frente não deve "puxar" muito, senão os outros podem querer andar mais do que podem ou sabem e originar acidentes. Afinal, é para passear e não para competir.

A circulação em grupo, não nos dá mais prioridades. Por isso atenção às regras. Nem todos facilitam a passagem quando queremos. Exemplo das rotundas, semáforos, ultrapassagens, etc... Após estas zonas, convém abrandar ou parar num local que não cause incómodo ao trânsito para reagrupar;

Deixem uma boa impressão ao circular e não façam aceleradelas de escape e raters, cavalos, etc, junto aos outros utilizadores da via pública: peões e carros, principalmente se estes tiverem a janela aberta...

Facilitem o trânsito, ultrapassagens... e "portem-se bem". Uma atitude menos correcta de um, deixa ficar mal o grupo... e os motards em geral. Vamos limpar a imagem de "maus motoqueiros"!!

Atenção aos documentos da mota, água radiador, fusíveis, (Spray anti-furo), etc...
Fato de banho vestido (?) Sempre dá para dar um mergulho rápido se estiver muito calor...

Máquina fotográfica para mais tarde recordar;

Aproveitem ... Viver p ́ra montar, montar p ́ra viver ...

Cãibras e dores musculares.
Costumam aparecer após situações de tensão muscular, desequilíbrios, manobras mal feitas, cansaço ou viagens grandes, etc, ...

O que fazer, quando acontecem:

Na zona da perna e coxa:...por vezes costuma funcionar: esticar a perna para a frente, mesmo mantendo o andamento, relaxando a perna e rodando a ponta do pé em círculos.

Se não melhorar, o melhor é mesmo parar na berma e descontrair, logo que possível...

Costas:...parem, tentem descontrair o músculo, adoptando posições descontraídas e massajando. Podem depois fazer um pouco de alongamentos sem forçar. Esperem uns minutos antes de voltar para cima da mota.

Sugestões para evitar que aconteçam:

Acima de tudo alimentem-se bem, principalmente bastantes líquidos, (sem álcool) - porque isso só piora a situação, levando a que o corpo necessite de consumir mais líquidos.

Parem frequentemente quando em viagens grandes (pelo menos de hora em hora). E façam uns alongamentos se isso vos fizer sentir melhor, embora os outros possam pensar que vocês estão maluquinhos.

Evitem manobras complicadas sempre que possam;

Evitem os Principais Acidentes.

O problema não é "SE" acontecer, mas "QUANDO" . . .

Bater por trás: mais espaço de segurança e não se distraiam; (à frente e atrás)

Façam sinal para o condutor atrás abrandar sempre que estiver muito perto (braço esticado, palma da mão virada para baixo, oscilando braço e mão, acima e abaixo. Eles não costumam ligar nenhuma, mas pelo menos tentaram) Não se distraiam do trânsito à vossa frente;

Mais cuidado nas ultrapassagens, certificando-se que estão a ser vistos. Olhem para o espelho retrovisor lateral do condutor à frente, a ver se vos está a ver... ultrapassar sem estar a ser visto é meio caminho para um acidente...

Acidentes em entroncamentos e cruzamentos (não ultrapassar nestes locais e antecipar erros dos outros condutores);

Entrada nas curvas já a precisar de travar... travem antes e acelerem gradualmente na curva à medida que vão vendo caminho livre à vossa frente.

Cortar as curvas "rente", tira visibilidade do que vem depois. Abram mais a curva e "cortem" só quando conseguirem ver o que está depois da curva.

Tenham sempre no telemóvel um contacto "ECE" ou "ECE-SOS" - ( Em Caso de Emergência ) com um contacto a avisar em caso de acidente... pode ser gravado logo no inicio da agenda Ex: AA - ECE no 9xx xxx xxx Assim quem pegar no telemóvel já sabe quem avisar...

Em Caso de ACIDENTE.

Em primeiro lugar avisar o trânsito (sinalizar o acidente), para evitar mais acidentes e pedir ajuda/socorrer (nº europeu de socorro - 112).

Embora o acidentado pareça bem, o mais certo é não estar, pois ainda está confuso, surpreso e não pensa com claridade. Dar sempre um tempo para o acidentado voltar a andar... e acompanhá-lo.

Mexer num acidentado sem conhecimentos ou não prestar ajuda, é Crime!
Não mexam no acidentado, a não ser que tenham conhecimentos profissionais de socorro, mesmo que este esteja a atrapalhar o trânsito. Deixem que ele se levante, (estendam a mão e não façam força) - assim, se lhe doer alguma coisa, vai ficar logo quieto - amparar apenas para que não caia...

A melhor maneira de tratar um acidente é... evitar que aconteça...

Muito ainda fica aqui por dizer,... Aceitam-se sugestões... Boas montadas...



Alguns links relacionados com as fontes deste texto:
Projecto MRRA- Motards Rails Reconstitução de Acidentes
Cursos de Condução Defensiva e Avançada PRP
Diário de um futuro motard
Vídeo em inglês com dicas para passeios em grupo

Ver também (Dicas e Utilidades)

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